domingo, outubro 09, 2011

Um Salve da Amazônia

Olá, como vão?

Este será meu primeiro post sobre  minhas experiências pela Amazônia. Como eu sempre digo ando em uma missão que chamo de “Amazonizar o mundo”, que tem como objetivo divulgar a minha região e principalmente ser um guia de ajuda para as pessoas que terão sua primeira experiência na Amazônia e possuem inúmeras expectativas. E, é claro que vocês podem sempre questionar-me a respeito de qualquer tema, fiquem a vontade!

E que tal começarmos com uma apresentação?
Sou zootecnista formada na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Brasileira, Natural do Amazonas nascida na cidade de Manaus. Atualmente faço mestrado em Ciência Animal na Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus/BA.

Posso dizer que tenho experiência na Amazônia desde que nasci. Os meus avós por parte de mãe eram todos nascidos e criados no Amazonas e vieram de cidades interioranas com pouquissima infra-estrutura. Então desde que posso recordar sempre tive contato com essas regiões de uma forma ou outra. Meus avôs sempre gostaram de viver em meio a natureza morando em sítios, e claro que sempre que íamos visitá-los era uma verdadeira aventura!

Mais tarde, quando entrei na faculdade, com o tempo fui me envolvendo em um projeto de extensão da universidade, o Projeto Pé-de-pincha, no qual trabalhei por quatro anos, três destes durante a faculdade e um ano como profissional. Neste projeto tive a oportunidade de colocar em prática o que já sabia e claro aprender muito a respeito do contato com os povos da Amazônia. Durante toda a minha infância lembro sempre de receber um parente do interior na casa da minha avó, recordo também de sempre ter achado estranho certos comportamentos aos quais não estava habituada. Entretanto, durante minhas atividades pelo projeto percebi que devemos adotar um certo tipo de metodologia principalmente quando estamos prestes a desenvolver uma atividade nestas áreas, para que nosso trabalho possa surtir efeito e claro para melhorar nosso contato e adaptação.

É algo parecido quando você vai a outro país em que a cultura é totalmente diferente da sua. Uma pessoa que busca uma rápida adaptação e que gosta de se envolver com diferentes culturas sempre busca aprender algo peculiar daquela região, e quando tem a oportunidade de colocar em prática tenho certeza que facilita a comunicação e agiliza sua inserção na cultura local. Não é verdade?

Bom nesse primeiro capítulo, vamos chamá-lo assim, a primeira dica que darei é: - Procure saber os costumes do local que você estará indo visitar pela primeira vez, se não encontrar nada a respeito busque informações com aqueles que já possuem experiências na região. Garanto que você terá ótimas surpresas!!!

Ah! este primeiro post dedico a minha familia e a minha prima Paula Gress que foi quem mais me incentivou J



4 comentários:

  1. Um pequeno passo pra "cabuquinha" daqui, mas um grande passo para todos que vão conhecer, a partir de agora, um pouco mais sobre a cultura Amazônida.

    ResponderExcluir
  2. "Cabuquinha" da gema... da gema do ovo de tracajá! huahuahua pra quem não conhece procura no google kkkk

    ResponderExcluir