quinta-feira, outubro 13, 2011

A primeira impressão é que sempre fica!

Salve, Salve!
Então? Andaram Amazonizando muito por ai? rs
O que vocês colocaram em prática, desde o último post?


 Hoje eu gostaria de falar um pouco sobre a Primeira Impressão. Existe um ditado que diz assim: “A primeira impressão é que sempre fica”, já ouviram não é!?
Isso é extremamente importante quando você viaja para a Amazônia, principalmente quando você está pela primeira vez indo a campo. Costumo alertar as pessoas para tomar certas precauções quanto aos costumes que são trazidos de casa. Sempre peço que considerem O Bom senso, aliás, esta é uma regra básica na minha vida para qualquer situação! Usar do Bom senso é se colocar totalmente na situação da outra pessoa, neste caso da pessoa que está recebendo nossa visita. De forma que, quando recebemos visitas em nossa casa esperamos que o hóspede tivesse o bom senso, por exemplo, de manter a casa organizada, lavar a louça que sujou respeitar as regras da sua casa.

Dessa forma, quando você chega a uma comunidade procure respeitar as regras do local. Se na casa comem com a mão coma você Também! Se você comeu, lave no mínimo sua própria louça e por que não lavar toda a louça? Já que não foi você que cozinhou, mantenha sua bagagem e materiais bem organizados, nunca deixa nada espalhado!!
Mantenha a casa sempre organizada, se você tem o costume de deixar suas roupas e sapatos espalhados pela casa pelo menos quando estiver fora de casa tente se controlar até por que já está na hora de ter certas responsabilidades. Tente ajudar um amigo(a) que está com dificuldade de se adaptar, se notar algo que está errado informe ao seu coordenador ou o seu guia, e se você achar melhor procure conversar com a pessoa e peça a ela rever o erro que está cometendo.

Dica número 1: Tenha sensibilidade em notar o comportamento das pessoas que hospedarão você e sua equipe. Tente manter as mesmas rotinas da casa, observe, aprenda e copie. Assim, você antes que perceba estará inserido na cultura local, o que facilitará sua aceitação e você será um convidado sempre bem vindo fazendo se sentir parte daquela família!

Atenção:
·         Nunca faça desfeita com o alimento que lhe fornecerão se não gostar ou não quer saiba como dizer não. Às vezes, a forma que você responde pode ser mal interpretada. Então tenha modos em dizer NÃO. Ou simplesmente coma e se maravilhe com as delícias locais.
·         Saiba que muitas vezes o alimento oferecido é somente o que eles podem lhe oferecer, e é o melhor que podem oferecer, pois você sempre será bem tratado.
·         Se você, por exemplo, for vegetariano saiba como dizer sem ofender! Pois muitos nem sabem o que significa a palavra.
·         Se não está acostumado a dormir em rede é melhor ir se acostumando, pois esse será a sua “cama” durante todas as noites.
 

2 comentários:

  1. Ae nobre ZOOtecnista Karen...
    Belo Texto, e fala do contexto que nós temos como se comportar para com os comunitarios...
    Lembro-me quando fui na comunida indigena Sateré Mawé, que eles colocaram algo lá pra gente tomar e comer... #Tomarpranãofazerdesfeita...
    Mais foi bom essas experiencias...
    Bjaum pra vc...
    Saudades...
    $uce$$o ae...

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo querido André! Em comunidades e/ou aldeias indígenas esta primeira impressão é importantíssima para a nossa inclusão na cultura deles. Os indígenas tendem a fazer estes "testes" conosco para que eles tenham a convicção de que podem ou não confiar em nós. Aliás, você me deu uma excelente sugestão, o próximo post será sobre a primeira impressào em comunidades indígenas, o que fazer e não fazer.

    Sucesso pra você também, e obrigada pela sua contribuição e seu ponto de vista. Espero que continue comentando por aqui e dando seus relatos sobre suas experiencias :) bjão

    ResponderExcluir